Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

Quem somos

A Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam é um Centro Budista Theravada dedicado ao estudo do Dhamma e à prática da meditação no contexto dos ensinamentos do Buda. Sediada em São Paulo, foi fundada em maio de 1991 por Arthur Shaker, Cassiano Quilici e Cristina Flória.

HISTÓRICO

Desde o princípio, estabelecemos vínculos significativos com o Bhavana Society, mosteiro de floresta localizado em West Virginia, nos EUA. Os retiros, palestras, cursos e outras atividades promovidas pela Casa, com os veneráveis Bhante Henepola Gunaratana, Bhante Yogavacara Rahula e Bhante Buddharakkhita, foram e têm sido fundamentais para a nossa formação e para o estabelecimento das diretrizes que guiam nossa atuação.

Ao mesmo tempo, a Casa tem criado relações importantes com outros monges, tais como Luang Pó SumedhoAjahn Mudito, Ajahn Vajiro, Ajahn Dhammiko, Ajahn Subhaddo, vinculados à tradição da floresta da Tailândia. A Casa recebeu ainda o venerável Bhante Rewata Dhamma, além de professores do Dhamma e instrutores leigos de meditação como Matthew Flickstein, Pat Coffey e Elizabeth Faria. Destacamos também a importância do contato com o Centro Nalanda, de Belo Horizonte, no período de formação da Casa.

No Brasil, parte de nossas atividades, principalmente aquelas que envolvem o convite a  monges e professores estrangeiros, é organizada em parceria com outros centros do Budismo Theravada, tais como a SBB (Sociedade Budista do Brasil, no Rio de Janeiro) e a SVM (Sociedade Vipassana de Meditação, em Brasília). A Casa também apoia as atividades do Mosteiro Suddhavari, em São Lourenço.

Por fim, é um dos nossos objetivos estabelecer relações de amizade com outras sanghas e centros voltados à propagação dos ensinamentos budistas, mesmo que estes não estejam vinculados diretamente à linhagem Theravada. Várias atividades já foram realizadas neste sentido, envolvendo palestras, encontros inter-religiosos, comemorações conjuntas e outros tipos de colaboração.

——–

Atualmente, nossas atividades regulares compreendem:

– grupos semanais de meditação e estudos do Dhamma, para praticantes iniciantes e antigos,

– grupos de estudo para aprofundamento da prática.

– grupo que aborda relações entre meditação e neurociências, voltado a profissionais de saúde e interessados.

– retiros longos com monges e instrutores convidados.

– minirretiros urbanos para os praticantes da Casa e abertos aos interessados.

– palestras, cursos, eventos culturais relacionados ao Budismo e ao Dhamma.

Tais atividades podem ser feitas presencialmente ou online, conforme as circunstâncias e condições do momento.

——-

DIRETORIA EM EXERCÍCIO

BIÊNIO –  2020/2021

Fundadores: Arthur Shaker, Cassiano Quilici, Cristina Flória

Presidente: Cristina Flória 

Vice-Presidente: Olga Corte Bacaycoa

1° Tesoureiro: Rodolfo Leme Bertozo 

2° Tesoureiro: Isaura Gomes 

1° Secretario:  Pedro Paulo Fernandes da Silva

2° Secretario: Alessandra Moretti

Conselho Administrativo: Arthur Shaker, Cassiano Quilici, Fabiana Coimbra Sevilha, Fabíola M. Chammas, Fernando Montero, Jair Seixas, Maria Silvia Negreiros, Rafael Trevisan Ortiz, Ricardo Seara Neto.

Manutenção do site: Rodolfo Bertozo, Cristina Flória

Revisão: Cassiano Quilici, Silvia Negreiros, Hellen Ribeiro

Fotografias: Arthur Simões, Cristina Flória, Fabiana Gomes, Tony Genérico