Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

RETIRO

Buddharakkhita-2018

É com imensa alegria que informamos a vinda do Bhante Buddharakkhita ao Brasil para conduzir o retiro de 2018 da Casa de Dharma.
___________________________
9 dias – 10/02 a 18/02/2018
5 dias – 10/02 a 14/02/2018
(durante o carnaval)
___________________________
Local: Casa de Retiros Siloé
Mosteiro de São Bento, Vinhedo, SP

 

Tema

Desvendando Emoções Difíceis

Método

A Prática da Bondade Amorosa, Plena Atenção e Meditação do Insight.

Você tem dificuldade de encontrar a paz interior, a verdadeira felicidade e a verdadeira liberdade em sua vida? Você experimenta dificuldades para manter relacionamentos saudáveis?

Durante este retiro iremos explorar mais de dez maneiras de trabalhar eficientemente com emoções difíceis como medo, luto e raiva. Quando a prática da Bondade Amorosa, da Plena Atenção Correta e da Meditação do Insight ganham impulso, serve de base e apoio para o desenvolvimento da paz interior, da verdadeira felicidade e da sabedoria.

O retiro também incluirá meditação guiada, instruções sobre plena atenção em pé, sentada e caminhando, sessões de perguntas e respostas, entrevistas individuais e palestras sobre o Dhamma.

 

Bhante BBhante Buddharakkita nasceu e cresceu em Uganda, África. Começou a praticar a meditação em 1993. Depois de viver na Ásia durante sete anos, Bhante decidiu continuar sua prática de Dhamma nos EUA. Em junho de 2001, ele começou o treinamento monástico e, em novembro de 2002, recebeu a ordenação superior por seu preceptor, o falecido Venerável U Silananda, no Tathagata Meditation Center, na Califórnia. Ele continuou a sua prática de meditação sob a orientação de Bhante Gunaratana por oito anos no Bhavana Society, West Virginia. Autor de Plantando Sementes do Dhamma: O Surgimento do Budismo na África. Fundador do Centro Budista de Uganda – Uganda Buddhist Centre –, ele vem ensinando meditação na África, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Além de passar o tempo no Centro Budista, em Uganda, Bhante é professor no Bhavana Society e diretor espiritual do Centro de Meditação Floração Lótus, Magnolia, Mississippi, EUA.

***

————————————————————-

O QUE É O RETIRO? 

 

 

 

 

 

 

 

Luang Pó Sumedho

 

É uma oportunidade muito especial para que possamos conhecer e aprofundar nossa prática da meditação, vinculando-a também a aspectos mais amplos do Dhamma, os ensinamentos do Buda. Ele é orientado por um monge ou um instrutor leigo com muita experiência que conduz as práticas de meditação e ministra palestras.

Ajahn Chah (Luang Pó Chah)

 

 

 

Tudo isso se dá num ambiente cuidadosamente estruturado para que o praticante possa aprofundar sua experiência: observância do silêncio, alimentação vegetariana adequada para a situação – café da manhã, almoço e chá e/ou caldo no final do dia –, sessões de meditação sentado e andando, e exercícios físicos pela manhã e no final da tarde em alguns casos.

Bhante Gunaratana

Em geral, um retiro se organiza em torno de um tema amplo que recebe abordagem prática e teórica, a partir de várias perspectivas, durante todo o período. Por fim, os praticantes contam também com o apoio da equipe de organizadores voluntários, que estarão ali para ajudar nas dificuldades que eventualmente surgirem.

 Ajahn Mudito 

 

 

 

Bhante Rahula

 

 

Bhante Budharakkita

 

 

Ajahn  Dhammiko

Ajahn Asoko