Dicionário Budista de Nyanatiloka

Este dicionário budista abre para os interessados nos ensinamentos budistas, um vasto campo de acesso a termos e doutrinas do Cânone Páli, tomando por base as fontes do Sutta Pitaka, do Abhidhamma Pitaka e dos Comentários. A riqueza e amplitude dos verbetes, pesquisados minuciosamente pelo Ven. Nyanatiloka, e traduzidos para a língua portuguesa a partir da versão da língua inglesa editada pelo Ven. Nyanaponika, atenderá tanto os praticantes budistas como aqueles estudiosos que buscam suportes de caráter científico ou filosófico sobre o Dhamma do Buddha. Maiores detalhes introdutórios estão apresentados no prefácio do autor para a primeira edição, bem como no prefácio do editor para a terceira edição.

A BPS, Buddhist Publication Society,  é o editor original da versão deste livro para a língua inglesa. Como detentora do copyright do Buddhist Dictionary de Nyanatiloka, concedeu em 17 de setembro de 2013, através de seu atual editor, Nyanatusita Bhikkhu,   a permissão para a Casa de Dharma colocar em seu site a tradução portuguesa do Buddhist Dictionary. Muita gratidão ao Nyanatusita Bhikkhu, e à BPS. Gratidão ao Ven. Nyanatiloka, bem como ao Ven. Nyanaponika. Gratidão também ao Ven. Dhammiko Bhikkhu, do Mosteiro Theravada de Portugal, bem como ao Bhante Rahula, pelo contato e apoio junto à BPS. Gratidão à Tereza Kerr, por seu meritório esforço na tradução para a língua portuguesa.

Como revisor, Arthur Shaker, procurou aproximar o mais fielmente possível da compreensão do Dhamma do Buddha, a equivalência de significados de termos e conceitos do universo budista da língua Páli, apresentados na tradução da língua inglesa, para termos da língua portuguesa. Certamente haverá falhas, bem como eventuais ponderações sobre possíveis outros modos terminológicos que a língua portuguesa comportaria para certos conceitos originais ou da tradução na língua inglesa.

Que este livro possa ser útil para o caminho de superação de todo o sofrimento de todos os seres.

download em pdf

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 18h30/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 / híbrido

DOMINGOS: 08h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)