Bhante Henepola Gunaratana


Plena Atenção à Morte – A Sabedoria Budista do Viver e Morrer

O presente livro é fruto dos ensinamentos ministrados por Bhante Gunaratana no retiro organizado pela Casa de Dharma, em fevereiro/março de 2003, realizado em Vinhedo, São Paulo.

Durante dez dias de retiro, Bhante Gunaratana desenvolve os ensinamentos budistas sobre a plena atenção. “A plena atenção é o caminho para a imortalidade, ausência de plena atenção é o caminho para a morte; o que está plenamente atento jamais morre, aquele que não está plenamente atento já está morto”. Buda.

download em pdf


Os Quatro Fundamento da Plena Atenção –Maha-Satipatthana Sutta

Este livro é fruto dos ensinamentos ministrados por Bhante Gunaratana, por ocasião do retiro organizado pela Casa de Dharma, entre 9 e 18 de fevereiro de 2001, sobre o mesmo tema.

Ao longo dos dez dias de retiro, Bhante Gunaratana desenvolve passo a passo os ensinamentos fundamentais deste valioso Sutta, trazendo em cada exposição as aplicações práticas para o treinamento mental da meditação que conduz à liberação da mente. A opção foi manter a forma coloquial das exposições de Bhante Gunaratana durante o retiro bem como a sequência das palestras feitas a cada dia.

download em pdf


Mente consciente, Mente subconsciente

Em fevereiro de 2005, a Casa de Dharma realizou um retiro orientado pelo Ven. Bhante Henepola Gunaratana, com o tema “Mente consciente, Mente subconsciente – a perspectiva da Psicologia budista”. Dentre os muitos frutos venturosos do retiro, está esse livro, agora compartilhado aos interessados no caminho do Dhamma.

download em pdf


Os Jhanas na Meditação Budista Theravada

O que são os jhanas? Qual seu lugar nos ensinamentos do Buddha? Qual seu significado e utilidade?

Nesse valioso livro, Bhante Gunaratana desenvolve de modo claro, extensivo e prático, o importante tema dos Jhanas nos dois sistemas interrelacionados da meditação budista Theravada: o desenvolvimento da serenidade (samathabhavana), também referido como desenvolvimento da concentração (samadhibhavana), e o desenvolvimento do insight (vipassanabhavana). Como o insight pressupõe certo grau de concentração, o desenvolvimento da serenidade e concentração ocupa também por isso um lugar incontestável no processo meditativo budista. É no desenvolvimento da concentração que encontramos o importante lugar dos jhanas, estados de profunda unificação mental. Os jhanas aparecem proeminentemente tanto na própria experiência do Buddha, como em sua exortação aos discípulos.

download em pdf

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 18h30/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 / híbrido

DOMINGOS: 08h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)