Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

Publicações

images

O Projeto de Publicações da Casa de Dharma pretende contribuir para a difusão do budismo Theravada, na língua portuguesa. Esperamos que esse projeto possa ser de grande valia para o leitor genuinamente interessado no Dhamma.
Ao lado esquerdo você encontra outros títulos para download.
____________________________________________
QUE TODOS OS SERES SEJAM FELIZES!

Estes livros estão disponíveis como uma oferta do Dhamma. A impressão tornou-se possível devido à fé, empenho e generosidade de indivíduos que desejam partilhar a sabedoria destes conteúdos com todos aqueles que estiverem interessados. Este ato de oferecer gratuitamente é em parte o que as torna “publicações de Dhamma”, livros baseados em valores espirituais. 

Se deseja contribuir para que publicações como estas continuem disponíveis, você pode fazer uma contribuição, quer ela seja pequena ou grande, através do nosso contato ou visitando a Casa de Dharma.

__________________________

Os títulos abaixo relacionados da Edições Casa de Dharma estão disponíveis na Casa de Dharma e podem ser adquiridos por correio com envio de solicitação por emai:

casadedharmaorg@gmail.com

__________________________

Mente Consciente, Mente subconsciente – A perspectiva da Psicologia budista

Autor:  Bhante Henepola Gunaratana.

 

Em fevereiro de 2005, a Casa de Dharma realizou um retiro orientado pelo Ven. Bhante Henepola Gunaratana, com o tema “Mente consciente, Mente subconsciente – a perspectiva da Psicologia budista”. Dentre os muitos frutos venturosos do retiro, está esse livro, agora compartilhado aos interessados no caminho do Dhamma.

Este livro traduz fielmente os passos com que Bhante Gunaratana conduziu o retiro: exposições do Dhamma para a compreensão sábia da mente, orientações das práticas apoiadas nas exposições do Dhamma, perguntas e respostas sobre dúvidas práticas e intelectivas trazidas pelos participantes.

O percurso do retiro inicia-se com a tomada dos oitos preceitos e a prática da meditação focada na respiração, para abrir o primeiro grande tema: a relação entre a prática e os estados mentais. Para isso, Bhante Gunaratana traz a elaboração sobre a importante questão da luminosidade e pureza da mente. E como a prática da meditação da concentração (Samatha) e do insight (Vipassana) se apóiam de modo interdependente, nos ajudando a chegar ao ponto básico do fundo de nossos problemas e alcançar a pureza da mente e da sabedoria.

Prossegue na elaboração dos estágios da concentração, na importância da distinção entre a concentração correta e incorreta, e na compreensão necessária da unidade conjunta do esforço correto-sati-concentração. Para isso, a meditação de metta (bondade-amizade amorosa) é um suporte importante para a superação dos obstáculos e cultivo dos fatores da concentração. Também Sati deve ser correta.

Quando praticamos Sati, outros fatores ocorrem juntos. E Bhante Gunaratana desenvolve esse valioso tema dos Sete fatores da Iluminação: Sati, a investigação do Dhamma, o esforço (energia), a alegria, a tranquilidade, a concentração e a equanimidade.

E conclui o retiro, oferecendo modos de lidar com os irritantes e as emoções, nos lembrando para isso refletirmos sobre o porquê meditamos, e a relação entre nossa prática de meditação e a chave da felicidade.

Muita gratidão à imensa generosidade dos ensinamentos do Bhante Gunaratana nesse valioso retiro, consubstanciado nesse livro. E congratulações aos esforços de todos os membros da Casa de Dharma, que possibilitaram esse retiro, a gravação e digitação desse livro.

Possa esse livro ser útil a todos os seres, em seus caminhos em busca da felicidade.

Casa de Dharma
outubro 2017

Nota

O têrmo Sati, um dos oito e muito importantes fatores ou habilidades do Nobre Óctuplo Caminho a ser desenvolvido, é de difícil tradução. Tem sido traduzido, para a língua inglesa como “Mindfulness”, e é esse o termo que Bhante Gunaratana sempre usa; para a língua portuguesa, encontramos muitas vezes traduzido como “Plena Atenção”. Mas os monges budistas que conhecem os três têrmos, Sati, Mindfulness e Plena Atenção, nos alertaram que essa tradução como “Plena Atenção” não faz jus ao sentido mais complexo e amplo de Sati, pois para “atenção”, há o outro têrmo na língua Páli, “manasikara”. Considerando esses aspectos e cuidados, nos parece mais prudente e útil usarmos ou a forma original “Sati”, ou uma tradução, ainda provisória, “Consciência Atenta”. Nesta versão impressa, ainda aparece como “plena atenção”, mas leia como “Sati” ou “Consciência Atenta”.

 

Faça download do livro PDF

 

*******************

Plena Atenção à Morte – A Sabedoria Budista do Viver e Morrer

Autor:  Bhante Henepola Gunaratana.

 

 

O presente livro é fruto dos ensinamentos ministrados por Bhante Gunaratana no retiro organizado pela Casa de Dharma, em fevereiro/março de 2003, realizado em Vinhedo, São Paulo.

Durante dez dias de retiro, Bhante Gunaratana desenvolve os ensinamentos budistas sobre a plena atenção. “A plena atenção é o caminho para a imortalidade, ausência de plena atenção é o caminho para a morte; o que está plenamente atento jamais morre, aquele que não está plenamente atento já está morto”. Buda.

 

 

 

Faça download do livro PDF

 

*******************

Os Quatro Fundamento da Plena Atenção – Maha-Satipatthana Sutta

Autor:  Bhante Henepola Gunaratana.

 

O presente livro é fruto dos ensinamentos ministrados por Bhante Gunaratana, por ocasião do retiro organizado pela Casa de Dharma, de 9 a 18 de fevereiro de 2001, sobre o mesmo tema.

Ao longo de um retiro de dez dias, Bhante Gunaratana desenvolve passo a passo os ensinamentos fundamentais deste valioso Sutta, trazendo em cada exposição as aplicações práticas para o treinamento mental da meditação que conduz à liberação da mente. Optamos por manter a forma coloquial das exposições de Bhante Gunaratana durante o retiro bem como a sequência das palestras feitas a cada dia do retiro.

 

 

 

Faça download do livro PDF

 

*******************

Superando a IIusão do Eu: Um Guia de Meditação Vipassanā

Autor: Yogavacara Rahula Bhikkhu.

 

 

É um livro destinado não só àqueles que querem ter uma informação confiável sobre o Dhamma, os ensinamentos budistas,apoiada na leitura canônica e na larga experiência de um monge Theravada. Ele se dirige principalmente aos interessados numa abordagem prática, densa e direta. Partindo de uma exposição sintética sobre “o que o Buda descobriu”, Bhante Rahula aborda a meditação a partir do seu propósito mais profundo (a superação de dukkha, ou sofrimento, insatisfatoriedade), dentro do amplo contesto do caminho budista.

Há vários anos, Bhante Rahula tem visitado o Brasil, ministrando retiros, cursos, palestras e participando de uma série de atividades. Nessas ocasiões, a Casa de Dharma, outros grupos budistas e pessoas interessadas têm se beneficiado de seus valiosos ensinamentos. A presente publicação pretende contribuir para a difusão desses conhecimentos a um público mais amplo.

 

 Edição ESGOTADA!

 Faça download do livro PDF

 *******************

A Casa de Dharma é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo e à transmissão do Dhamma, e à prática da meditação.

Para manter as publicações e o espaço da Casa de Dharma vivo e acolhedor há custos e necessidades materiais. Não temos financiamento de qualquer organização governamental ou não governamental. A manutenção de nossa sede e de nossas atividades é realizada  também através de doações e das contribuições de nossos membros adesistas.

Sila (comportamento virtuoso) dana (generosidade, dádiva) é essencial para a construção de uma fundação forte com sabedoria que pode vir por meio da meditação. Na prática de dana, aprendemos sobre o desapego.

A Casa de Dharma e as publicações se mantêm por meio de Dana, da generosidade de todos.

Se você quiser oferecer uma doação financeira para a Casa de Dharma, pode fazê-lo por meio de depósito bancário ou na Casa de Dharma.

Banco Itaú
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
CNPJ: 10578143/0001-39