Artigos e textos de estudos

Por se tratarem de produções do Dhamma, ensinamentos budistas, solicitamos aos usuários que a propriedade intelectual e os direitos autorais destes materiais sejam respeitados. Ressaltamos ainda que este acervo virtual deve ser utilizado exclusivamente para fins de estudo, ou em pesquisas, citando sempre a fonte e o autor. O material disponível não pode ser comercializado, somente para distribuição gratuita.

MEDITAÇÃO DA PLENA ATENÇÃO (Mindfulness), NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE: ABRINDO PERSPETIVAS

Autor: Dr. Arthur Shaker (PhD – Unicamp)

Resumo:

Este texto traz reflexões sobre as interfaces entre a Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), as Neurociências e a Psicologia no campo da Saúde, a partir dos frutos dos cursos, de mesmo nome, iniciados em setembro de 2010, na Casa de Dharma, com duração de um ano, desenvolvido em equipe, e dirigido a profissionais da área de saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc.), bem como a interessados.

Download

A SABEDORIA DO INTELECTO E O CAMINHO MÍTICO.

Autor: Arthur Shaker (PhD – Unicamp)

Resumo:

Este texto apresenta uma elaboração em torno do tema do Intelecto, a partir dos paradigmas de algumas tradições, como o mundo greco-platônico, o Cristianismo, o Hinduísmo, e o Budismo. Toma como base de pesquisa as contribuições das Ciências da Religião, da Metafísica e da Teologia, bem como do conjunto das ciências humanas, nesse repensar deste tema para a existência humana contemporânea. A partir desses fundamentos, o propósito central é recolocar o lugar do Intelecto em sua relação com a sabedoria e a razão, num contexto atual de hipertrofia do racionalismo, em detrimento da intuição e sabedoria, acarretando a perda da compreensão do caminho da realização espiritual como o caminho mítico por excelência, meta e fundamento de todas as tradições espirituais.

Download

O LUGAR DO HOMEM NAS DOUTRINAS TRADICIONAIS.

Autor: Arthur Shaker (PhD – Unicamp)

Resumo:

Este texto apresenta algumas proposições centrais das doutrinas tradicionais sobre o estatuto ontológico do homem no Cosmos e na sociedade. Evocam os paradigmas das tradições teístas, como o Judaísmo, o Cristianismo, o Islamismo, o Hinduísmo, as tradições indígenas ameríndias e africanas, e tradições não teístas, como o Taoísmo e o Budismo. A partir destas ontologias cosmológicas, examina as questões teóricas e práticas, e as consequências das perdas dessa compreensão no contexto da modernidade. Traz para a reflexão o significado da importância da recolocação desses paradigmas das doutrinas espirituais da humanidade. Aponta para o compromisso das Ciências da Religião, da Metafísica e da Teologia, bem como do conjunto das ciências humanas, nesse repensar ao nível intelectivo e seus desdobramentos para a existência humana contemporânea.

Download

PLANTANDO SEMENTES DO DHAMMA NA ÁFRICA.

Autor: Bhante Buddharakkhita

O Início do Budismo na África. Esse livro foi inspirado por muitas perguntas das pessoas que encontrei na África, América e Ásia. Elas sempre me faziam muitas perguntas interessantes sobre o Budismo e os monges Budistas. Algumas vezes eu respondia rapidamente, mas frequentemente nunca havia tempo suficiente para responder tudo. Elas sempre me perguntavam: Qual era a sua antiga religião antes de se tornar um monge budista? Como você aprendeu a meditar em Uganda? Como você se tornou um monge em Uganda onde não há nenhum mosteiro? Quem o inspirou a se tornar um Budista ou um monge? Como se faz para se tornar um monge? Você tem seu próprio templo em Uganda? Por que você se tornou um monge? Como sua família (mãe) se sente sobre você ser um monge? O que os Africanos pensam sobre você como um monge budista?

Download

MEDITAÇÃO E LIBERAÇÃO ESPIRITUAL

Autor: Matthew Flickstein

Série de Palestras compiladas por ocasião do Retiro/Curso ministrado por Matthew, em agosto de 2000 em São Paulo, organizado pela Casa de Dharma.

Download

TEXTOS PARA OS GRUPOS DE ESTUDOS

A Vida Não É Apenas Sofrimento

Autor: Thanissaru Bhikkhu

Download

Todos nós assediados pelo nascimento, envelhecimento e morte (Aceitando a si mesmo)

Autor: Ayya Khema

Download

As Quatro Nobres Verdades

Autor: Bhikkhu Boddhi

Download

Outros textos

Bhavan Guide L1

Bhavan Guide L1A

Bhavan Guide L2

Bhavan Guide L3

Bhavan Guide L4

Bhavan Guide L5

Bhavan Guide L6

Bhavan Guide L7

Bhavan Guide L8

Bhavan Guide L9

Bhavan Guide L10

É possível misturar Yoga e Meditação Bhante Rahula

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 18h30/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 / híbrido

DOMINGOS: 08h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)