Minirretiro de Vesak – 25 e 26 de Maio (On-Line e Presencial)

Dia 23 de maio de 2024 é a data da celebração do Vesak, que marca o aniversário de nascimento, iluminação e morte do Buddha, bem como o aniversário de 33 anos da Casa de Dharma.

Por essa ocasião especial, ofereceremos um minirretiro urbano híbrido nos dias 25/05 (sábado) 26/05 (domingo).

COMO FUNCIONA?

  • Sábado de manhã – On-line e presencial (08h30 – 11h)
  • Sábado de tarde e noite – On-line apenas (14h – 21h)
  • Domingo de manhã, tarde e noite – On-line e presencial (08h30 – 20h)

Nos horários marcados, todos os participantes on-line devem estar presentes em frente ao computador e com a câmera ligada. Também há horários de descanso e de prática livre, onde não é necessário estar logado nem ter a câmera ligada. Veja a rotina diária para mais detalhes.

O retiro é composto de sessões de pūjā (recitação de cânticos), meditação sentada, meditação andando, palestras e sessões de perguntas e respostas com o professor.

QUEM PODE PARTICIPAR, QUEM SERÁ O PROFESSOR E QUAL O TEMA DO RETIRO?

Apesar do retiro ser aberto a todos, é mais recomendado para quem já tenha experiência com meditação e bom conhecimento dos ensinamentos budistas.

O professor será Raryel C. Souza e não haverá um tema fixo para o retiro. Será dada uma instrução inicial para prática de meditação e conforme o retiro for progredindo e as pessoas trazendo questões, o tema irá se formando de maneira espontânea

O QUE É NECESSÁRIO?

Local para retiro: Recomendamos que as pessoas busquem locais onde possam estar completamente sós durante os dias do retiro. De preferência onde também não haja muito barulho de música ou pessoas conversando.

Esse local pode ser sua própria casa (caso more sozinho), um apartamento emprestado, um Airbnb, um quarto de hotel, etc.

Caso você não tenha uma casa / apartamento para ficar só, pode também realizar o retiro dividindo o espaço com outras pessoas, de preferência com elas participando juntas. Caso nem todas as pessoas que dividem a casa com você estejam participando do retiro, tente pelo menos ter um quarto privado onde você possa fechar a porta e não ser incomodado.

Encorajamos todos a darem preferência a estar numa casa completamente sós para o retiro.

As atividades presenciais serão na sede da Casa de Dharma, Rua Augusta 2333 – cj 09 – 5º andar (não temos elevador) – Jardins.

Refeições: Como você estará só, antes de chegar o dia do retiro planeje suas refeições e faça compras. Só haverá café da manhã e almoço, o período da tarde e noite deve-se passar em jejum. Mantenha as refeições simples e leves, para facilitar o preparo e não causar sonolência na meditação. Quem preferir, pode pedir a entrega de comida pronta. Também é possível levar seu alimento preparado para aquecer no microondas da sede no domingo.

Por limitações de nosso espaço, mesmo para os participantes presenciais não temos como oferecer refeições na sede. As pessoas devem fazer seus próprios arranjos de alimentação.

Conduta: Durante o retiro, todos deverão seguir oito regras de comportamento:

1 – Não matar qualquer ser vivo.

2 – Não roubar.

3 – Manter total celibato (isso inclui masturbação). Evite qualquer forma de contato físico com as outras pessoas presentes no retiro.

4 – Não conversar, manter silêncio o tempo todo. Isso inclui mensagens escritas e qualquer tipo de comunicação eletrônica. O silêncio deve ser mantido na sede dentro e fora da sede da Casa de Dharma. Por ser um retiro urbano envolvendo tempo fora da sede, é permitido falar em caso de questões práticas de trabalho de organização/gerenciamento do evento, logística e transporte, mas manter ao mínimo necessário. Não é perguntar “onde tem mais saco de lixo” para um dos organizadores que vai agitar a sua mente e destruir a sua prática. Tentar gesticular nessas situações não é a forma mais sábia para resolver o problema de forma eficiente e só complica algo simples.

5 – Não consumir qualquer forma de intoxicante (isso inclui álcool).

6 – Comer somente pela manhã, mantendo jejum durante a tarde e à noite. À tarde e à noite é permitido: água, suco de frutas, chá, café,. Se estiver se sentido sem força, com fraqueza, é permitido tomar açúcar, mel, manteiga, óleo, chocolate amargo e queijo como fonte de energia.

7 – Não ouvir música ou consumir qualquer forma de entretenimento e não usar perfumes ou enfeitar o corpo. Ler notícias ou artigos não relacionados ao ensinamento do Buddha, ou coisas referentes à sua profissão também é considerado entretenimento. Não use perfumes ou desodorantes, mas é permitido usar xampu e sabonete perfumado na medida em que são artigos de limpeza.

8 – Não utilizar camas e assentos luxuosos. Evite sofás e espreguiçadeiras, procure manter uma postura de alerta e energia.

Vestuário: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e discretas durante o retiro, lembrando que shorts, calças justas, vestidos curtos e blusas sem mangas, transparentes, decotadas ou muito justas não são apropriadas de serem usadas no contexto do retiro.

Equipamentos:

  • Um tapete ou cobertor dobrado para forrar o chão na hora da meditação. (na sede da Casa de Dharma já temos tapete)
  • Um zafu ou almofada comum para sentar-se em meditação. (na sede da Casa de Dharma já temos almofadas)
  • Uma conexão de internet Wifi ou celular. Se for usar conexão de celular, lembre-se que você ficará conectado muitas horas ao dia, portanto veja se há limite de dados suficiente no seu plano para isso.
  • Um computador, um iPad ou um celular.
  • O sistema de videoconferência utilizado será o Zoom. Quem for utilizar iPad e celular deve instalá-lo com antecedência. Quem for usar o computador, pode instalar ou usar direto no navegador de internet,  mas recomendamos instalar pois funciona melhor e dá mais opções. https://zoom.us/download
  • Para o sábado a tarde excepcionalmente será usado o Jitsi. É possível usar direto do navegador ou também instalar o app no celular https://meet.jit.si

DIFICULDADES TÉCNICAS

Tendo começado o retiro, não haverá ninguém disponível para ajudar você com problemas de computador. Por favor não interrompa a meditação dos demais para pedir ajuda com problema de computador, reclamar que não está ouvindo, ou qualquer coisa do tipo. Se quiser pode chamar algum amigo de fora para te ajudar, mas não perturbe os demais praticantes ou organizadores do retiro. 

Salve o arquivo com o link para a reunião em um local que você consiga encontrar com facilidade depois ou acesse a postagem no site para baixá-lo de novo.

QUANTO CUSTA O RETIRO?

Nada, o retiro é inteiramente gratuito. Entretanto as doações são essenciais para a manutenção de nossas atividades presenciais e online e cobrir nossos custos operacionais.

Caso queira ajudar fazendo uma doação financeira à Casa de Dharma, visite nosso site para ter todos os detalhes bancários: https://casadedharmaorg.org/doacoes/

COMO ME INSCREVER?

DÚVIDAS: entre em contato pelo WhatsApp

HORÁRIOS

A participação em todas as atividades marcadas é obrigatória. Você pode chegar com no máximo 15 minutos de atraso às atividades, caso contrário não lhe será permitido entrar. Se uma pessoa regularmente não estiver comparecendo às atividades ou estiver com a câmera desligada na maior parte do tempo, será excluída do retiro.

Durante os horários livres /de descanso o participante pode, se quiser, desligar o computador e praticar meditação conforme achar melhor: sentado ou andando, no mesmo aposento ou numa área externa.

Basta baixar o esse arquivo com os horários das sessões e o link de acesso (clique aqui).

SOBRE O PROFESSOR

Raryel C. Souza é mineiro, nascido em Itajubá,  em 1990. Começou a se interessar pela prática do Dharma em 2008, quando teve contato com livros budistas que ensinavam sobre as Quatro Nobres Verdades. Durante os anos que cursou faculdade de ciência da computação tentou manter contato regular com o grupo da SBB e Casa de Dharma, participando de retiros quando conveniente. Nesse período, gradualmente cresceu o desencantamento com  as possibilidades de uma carreira  profissional no mundo tecnológico, acompanhado de um maior interesse pela prática do Dharma e das possibilidades do caminho monástico.

Em maio de 2013 partiu para a Tailândia e em agosto do mesmo ano recebeu a ordenação de noviço e, em fevereiro de 2014 de bhikkhu, em Wat Marp Jan, tendo como professor o Ven. Tan Ajahn Anan. WMJ é um mosteiro filial de Wat Nong Pah Pong (mosteiro estabelecido pelo Ven. Ajahn Chah) e se localiza, na província de Rayong.

Enquanto era monge passou a maior parte do tempo em WMJ, complementado por períodos menores de retiro em mosteiros filiais nas províncias de Saraburi (região central) e Korat (região nordeste). No final de 2018, completado o período mínimo de 5 vassas como bhikkhu, teve uma breve oportunidade de visita ao Brasil em novembro, período no qual residiu no Mosteiro Suddhavari (São Lourenço/MG) e a Portugal, onde residiu no Mosteiro Sumedharama. 

Em meados de 2020, depois de 7 anos de treinamento, devido a questões de saúde que estavam dificultando significativamente em seguir a rotina monástica, teve de retornar a vida de leigo. Atualmente reside em São Paulo e conduz o grupo regular de domingo da Casa De Dharma.

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 19h/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 – 17h / híbrido

DOMINGOS: 08h – 11h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)