Celebração do Āsāḷha Pūjā – 14 de Julho(Presencial e On-line)

Quinta-feira – 14 de Julho – 18h30 (On-line e Presencial)

Dia 13 de Julho de 2022 é a data de celebração Āsāḷha Pūjā nesse ano. O Āsāḷha Puja celebra o primeiro discurso que o Buddha proferiu após a sua iluminação e é comemorado na lua cheia de Julho (a lua cheia do oitavo mês lunar do calendário indiano). A este ensinamento dá-se o nome de ‘Dhammacakkappavattana sutta’ e foi com ele que ‘a roda do Dhamma foi posta em movimento’. Esse sutta contém a essência do ensinamento subsequente do Buddha, abordando as ‘Quatro Nobres Verdades’.

Ao final deste discurso, um dos cinco ascetas, o Venerável Añña Kondañña enxergou o Dhamma, realizando o primeiro estágio de iluminação, se tornando o primeiro discípulo iluminado, dando origem assim à Terceira Joia, a Sangha.

Este dia também é conhecido como Dia do Dhamma e é uma oportunidade de aprofundar os ensinamentos do Buddha. É também o dia anterior ao início do anual retiro das chuvas dos monges (3 meses da estação chuvosa da Ásia). Nos países budistas é comum os leigos usarem esse dia para fazer prática de generosidade no mosteiro, tomarem os 8 preceitos e se dedicarem mais à prática de meditação e ouvir o Dhamma.

Em mosteiros de floresta é comum também que os monges e discípulos leigos tomem votos de práticas especiais extras (Adhiṭṭhāna Pārami) para serem observados regularmente até o final do retiro das chuvas (10 de outubro desse ano). Alguns exemplos de práticas especiais observadas por praticantes leigos: tomar os 8 preceitos nos dias de Observância Lunar (Uposatha) e dedicar-se mais à prática nesses dias, número X de horas/minutos de meditação todos os dias, abter-se de algum tipo de entretenimento específico durante os 3 meses (por exemplo, sobremesas, filmes, música), entoar 108 rodadas do cântico iti pi so… diariamente, fazer os cânticos da manhã e noite todos os dias, ouvir no mínimo uma palestra do Dhamma por semana, entre outros e de acordo com a criatividade de cada um.

Para não coincidir com a atividade do Mosteiro Suddhavari, que será realizada no dia 13, quarta-feira, a Casa de Dharma fará sua cerimônia no dia 14, quinta-feira.

Programação:

Haverá uma sessão de cânticos especial, a tradicional procissão ao redor do altar com velas, flores e incenso; meditação, palestra e oportunidade para perguntas e respostas conduzidas por Raryel C. Souza.

Para aqueles que quiserem tomar votos de práticas especiais será montado um quadro registrando os votos e os nomes para ser divulgado no site e afixado no mural da sede.

A atividade será realizada de forma on-line e presencial.

Participação Presencial:

Devido ao espaço físico limitado da sede, pediremos inscrição… os interessados devem apenas enviar mensagem no WhatsApp oficial (11) 3891-0673 expressando o interesse de participar.

Em nossa sede na Rua Augusta 2333 – cj 09 – 5º andar (não temos elevador) – Jardins.

Participação On-line:

Basta acessar o link abaixo, 14 de Julho, a partir das 18h30

https://us02web.zoom.us/j/82261814888?pwd=MdynsdmP2ZanwEOYeo1-Wccmb9-6gr.1

ID da Reunião Zoom: 822 6181 4888

Senha: 779945

A gravação será disponibilizada em nosso canal do Youtube posteriormente.


Sobre o professor

Raryel C. Souza é um dos orientadores leigos de meditação e estudos do Dhamma da Casa de Dharma. Seguiu a vida monástica no Theravada de meados de 2013 até meados de 2020 principalmente em Wat Marp Jan (Tailândia) sob orientação de Tan Ajahn Anan. Antes da ordenação participou de diversos retiros, tanto da SBB como da Casa de Dharma e foi membro da diretoria da Sociedade Budista do Brasil de 2011 a 2013. Atualmente é o presidente da Casa de Dharma, na gestão de 2022 a 2024.

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS: 18h30 (2ª e 4ª segunda-feira do mês) / 19h-21h (1ª, 3ª e 5ª segunda-feira do mês) / on-line

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 20h15 / híbrido

SÁBADOS: 15h / on-line

DOMINGOS: 09h / on-line

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39

Chaves PIX:

1 – CNPJ 10.578.143/0001-39

2 – E-mail: casadedharmaorg@gmail.com