Grupo de estudos: Sati, Sete Fatores do Despertar e Cinco Obstáculos

Inscrições encerradas!

Datas:

Abril:  29

Maio: 6, 13, 20 e 27

Junho: 3, 10 e 17

Os encontros serão realizados on-line, via plataforma Zoom.

Sextas-feiras 19h30m – 21h

Coordenação: Olga C. Bacaycoa, instrutora da Casa de Dharma, e equipe.

Sati, mindfulness ou plena atenção, é uma pratica budista que envolve a capacidade de saber o que está acontecendo neste momento com seu corpo, suas sensações e sua mente. Segundo depreendemos dos suttas, sati desempenhou um papel fundamental no despertar do Buda. Dada sua importância, sati (mais amplamente conhecida como mindfulness) extrapolou o âmbito budista para ter uma ampla aplicabilidade nos campos da educação, da medicina, da psicologia e dos treinamentos empresariais, entre outros.

Embora não se possa negar os êxitos da mindfulness leiga, muitos profissionais daquela áreas sentiram que  ela só cumpre seu papel se acompanhada de outros ensinamentos do Buda, tais como,  os preceitos éticos, os quatro  brahamaviharas, os cinco obstáculos, as meditações de insight etc. Esses ensinamentos foram introduzidos no que ficou conhecido como Segunda Geração de Mindfulness.

Mas o movimento de mindfulness ainda enfrenta dificuldades, especialmente ao pretender tornar-se uma ciência com características de previsibilidade, mensurabilidade etc.

No âmbito budista, sati é parte do Nobre Caminho Óctuplo. As práticas que levam à atenção plena são ensinadas principalmente no Satipatthana Sutta – Fundamentos da Atenção Plena, MN-10. O Satipatthana Sutta está dividido em 4 partes:  atenção plena ao corpo, atenção plena aos vedanas (qualidade das sensações), atenção plena à mente e atenção plena aos dhammas, entre os quais estão os cinco obstáculos e os sete fatores do despertar, temas deste grupo de estudos.

O grupo de estudos será realizado paralelamente ao mutirão de meditação, porém as inscrições são independentes. Nosso objetivo é dar apoio na superação dos obstáculos à meditação e fortalecer o cultivo dos fatores do despertar. Está voltado para praticantes experientes que tenham uma visão ampla do Budismo Theravada e que assumem o treinamento dos cinco preceitos no seu quotidiano. Não está voltado para iniciantes. É necessário comparecer a pelo menos 6 encontros e dedicar cerca de 3 horas por semana para os estudos.

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS: 18h30 (2ª e 4ª segunda-feira do mês) / 20h-22h (1ª, 3ª e 5ª segunda-feira do mês) / on-line

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 20h15 / híbrido

SÁBADOS: 15h / on-line

DOMINGOS: 09h / on-line

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39

Chaves PIX:

1 – CNPJ 10.578.143/0001-39

2 – E-mail: casadedharmaorg@gmail.com