Curso online de Cânticos em Pali e Meditação aos Domingos

Quando feito com sati, os cânticos podem ser um método de meditação. Luang Tá Maha Búa certa vez escreveu que, “Nos tempos do Venerável Ajahn Sao e do Ajahn Man eles gostavam muito de fazer os cânticos e cada sessão durava por um longo período de tempo. Quando fazemos os cânticos a mente não está envolvida com mais nada e está alegremente absorvida nos aspectos do Dhamma que estão sendo recitados até que a ela se torne calma e pacífica.”

As inscrições encerradas!

Horário:

  • Domingos
  • 7h30 -10h (temporariamente até os novatos estarem familiarizados com a parte teórica dos cânticos em Pali)
  • 08h-10h (oficialmente)

Duração:

  • De 11/04 a 11/07/2021

Benefícios dos Cânticos:

  1. Permite absorver o sabor do Dhamma e seu significado, por contemplarmos durante a recitação.
  2. Ajudam a tranquilizar a mente.
  3. Meio hábil para colocar a mente num estado saudável.
  4. Especialmente útil para preparar a mente para a prática de meditação.
  5. Se feito em voz alta, permite que outros que escutem o cântico se interessem e também se beneficiem.
  6. Se feito regularmente é uma forma de cultivar sila, samadhi e sabedoria; permite que nos tornemos mais próximos da Tríplice Jóia.
  7. Mantém tradições e culturas passadas pelos nossos ancestrais, que foram de grande benefício para eles, e que provavelmente também serão de benefício para as gerações futuras.

Conteúdo programático:

  • Aula básica de pronúncia do Pali.
  • Cânticos Matutinos e Vespertinos.
  • Reflexões.
  • Parittas (cânticos auspiciosos / versos protetores).

Público-Alvo:

  • Pessoas que tenham pelo menos conhecimento básico de Budismo e meditação.
  • Disponibilidade para participação regular.

Forma de recitação adotada como padrão:

  • Wat Pah Pong – Wat Marp Jan.
  • CD Buddhist Chanting – clique aqui para acessar.
  • Livro de Recitação dos Cânticos Básicos (igual ao da Casa de Dharma e Suddhavari): Clique aqui para acessar o pdf do Livro de Cânticos.
  • Livro de Recitação para as Parittas: clique aqui para acessar

Formato:

A melhor forma de memorizar os cânticos e saber recitá-los no ritmo correto é como as pessoas decoram letras de música: ouvindo repetidas vezes…

Tarefa de casa: Treino em casa ouvindo a gravação dos cânticos abordados na semana.

Na sessão:

Parte 0 (Somente nas aulas iniciais) – Pronúncia e Fonética do Pali (teórico)

Parte 1 – Cânticos em Grupo

Parte 2 – Prática dos cânticos com um participante de microfone ligado por vez podermos dar o feedback dos eventuais erros e ajustes para a pronúncia mais correta e melhor harmonia e sincronia com o grupo.

Parte 3 – Meditação com Instruções

Parte 4 – Perguntas/Respostas/Compartilhamentos

Instrutor: Raryel C. Soza – é mineiro, nascido em Itajubá em 1990 e atualmente graduando em psicologia pelo Centro Universitário de Itajubá. Começou a se interessar pela prática do Dharma em 2008, quando teve contato com livros budistas que ensinavam sobre as Quatro Nobres Verdades. Durante os anos que cursou faculdade de ciência da computação tentou manter contato regular com o grupo da SBB e Casa de Dharma, participando de retiros quando conveniente. Nesse período, gradualmente cresceu o desencantamento com as possibilidades de uma carreira profissional no mundo tecnológico, acompanhado de um maior interesse pela prática do Dharma e das possibilidades do caminho monástico.

Em maio de 2013 partiu para a Tailândia e em agosto do mesmo ano recebeu a ordenação de noviço e, em fevereiro de 2014 de bhikkhu, em Wat Marp Jan (WMJ), tendo como acariya o Ven. Tan Ajahn Anan. WMJ é um mosteiro filial de Wat Nong Pah Pong (mosteiro estabelecido pelo Ven. Ajahn Chah) e se localiza, na província de Rayong.

Enquanto era monge passou a maior parte do tempo em WMJ, complementado por períodos menores de retiro em mosteiros filiais nas províncias de Saraburi (região central) e Korat (região nordeste). No final de 2018, completado o período mínimo de 5 vassas como bhikkhu, teve uma breve oportunidade de visita ao Brasil em novembro (clique aqui e veja as fotos), período no qual residiu no Mosteiro Suddhavari (São Lourenço/MG), e Portugal no Mosteiro Sumedharama.

Em meados de 2020, depois de 7 anos de treinamento, devido a questões de saúde que estavam dificultando significativamente em seguir a rotina monástica, teve de retornar a vida de leigo, se tornando estudante de psicologia, área em que tem mais possibilidades de aplicar essas vivências no treinamento da mente de forma direta.

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS: 20h15

SÁBADOS: 15h

QUINTAS-FEIRAS: 18h30 (2a.e 4a.semana do mês)

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde)

Deposite sua doação

A Casa de Dharma depende de sua generosidade, Dana.

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10578143/0001-39