Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

Histórico

OPENING003

A Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam é um Centro Budista Theravada dedicado ao estudo e à transmissão do Dhamma e à prática da meditação Vipassana. Sediada em São Paulo, foi fundada em maio de 1991 por Arthur Shaker, Cassiano Quilici e Cristina Flória.

Desde o princípio, estabelecemos vínculos significativos com o Bhavana Society, mosteiro de floresta localizado em West Virginia, nos EUA. Os retiros, palestras, cursos e outras atividades promovidas pela Casa, com os veneráveis Bhante Henepola Gunaratana, Bhante Yogavacara Rahula e Bhante Buddharakkhita, têm sido fundamentais para a nossa formação e para o estabelecimento das diretrizes que guiam nossa atuação.

Ao mesmo tempo, a Casa tem estabelecido contatos e intercâmbios com outros monges, instrutores de meditação e professores do Dhamma, tais como Luang Pó SumedhoAjhan Mudito, Ajhan Vajiro, Ajhan Dhammiko, Bhante Rewata Dhamma, Matthew Flickstein e Pat Coffey. Destacamos também a importância do contato com o Centro Nalanda, de Belo Horizonte, no período de formação da Casa.

No Brasil, parte de nossas atividades, principalmente aquelas que envolvem o convite a  monges e professores estrangeiros, é organizada em parceria com outros centros do Budismo Theravada, tais como a SBB (Sociedade Budista do Brasil, no Rio de Janeiro), bem como outros centros leigos, como a SVM (Sociedade Vipassana de Meditação, em Brasília). É também um dos objetivos da Casa estabelecer relações de amizade com outras sanghas e centros voltados à propagação dos ensinamentos budistas, mesmo que estes não estejam vinculados diretamente à linhagem Theravada. Várias atividades já foram realizadas conjuntamente com as outras sanghas budistas, como palestras dos monges Theravada nestes centros, Vesaks coletivos, participação junto com o templo Zu Lai em aulas da Faculdade Budista deste templo, bem como em encontros inter-religiosos.

Nossas atividades regulares compreendem grupos semanais de meditação e estudos do Dhamma, para praticantes iniciantes e antigos; realização de retiros longos com monges e instrutores convidados; minirretiros urbanos para os praticantes da Casa; promoção de palestras, cursos, eventos culturais ligados ao Dhamma; curso de Meditação e Neurociências para profissionais da área da saúde e interessados.