Publicações diversas

Karma e Renascimento

Autor: Bhante Yogavacara Rahula

Karma, a lei de causa e efeito, é de extrema importância. Vê-se que ninguém irá escapar dos resultados de suas ações, por essa razão os seres que acumulam resíduos de suas ações e pensamentos por sua vez se tornam um verdadeiro depósito ou base para experiências futuras. Cada pessoa se entrelaça em sua própria teia de destino, seja bom ou mau, agradável ou doloroso. Cada pessoa é o arquiteto de seu próprio futuro.

Faça download em PDF

———-

Manual de Termos Budistas e Doutrinários
Autor: Nyanatiloka

Este dicionário budista abre para os interessados nos ensinamentos budistas, um vasto campo de acesso a termos e doutrinas do Cânone Páli, tomando por base as fontes do Sutta Pitaka, do Abhidhamma Pitaka e dos Comentários. A riqueza e amplitude dos verbetes, pesquisados minuciosamente pelo Ven. Nyanatiloka, e traduzidos para a língua portuguesa a partir da versão da língua inglesa editada pelo Ven. Nyanaponika, atenderá tanto os praticantes budistas como aqueles estudiosos que buscam suportes de caráter científico ou filosófico sobre o Dhamma do Buddha. Maiores detalhes introdutórios estão apresentados no prefácio do autor para a primeira edição, bem como no prefácio do editor para a terceira edição.

A BPS, Buddhist Publication Society,  é o editor original da versão deste livro para a língua inglesa. Como detentora do copyright do Buddhist Dictionary de Nyanatiloka, concedeu em 17 de setembro de 2013, através de seu atual editor, Nyanatusita Bhikkhu,   a permissão para a Casa de Dharma colocar em seu site a tradução portuguesa do Buddhist Dictionary. Muita gratidão ao Nyanatusita Bhikkhu, e à BPS. Gratidão ao Ven. Nyanatiloka, bem como ao Ven. Nyanaponika. Gratidão também ao Ven. Dhammiko Bhikkhu, do Mosteiro Theravada de Portugal, bem como ao Bhante Rahula, pelo contato e apoio junto à BPS. Gratidão à Tereza Kerr, por seu meritório esforço na tradução para a língua portuguesa.

Como revisor, Arthur Shaker, procurou aproximar o mais fielmente possível da compreensão do Dhamma do Buddha, a equivalência de significados de termos e conceitos do universo budista da língua Páli, apresentados na tradução da língua inglesa, para termos da língua portuguesa. Certamente haverá falhas, bem como eventuais ponderações sobre possíveis outros modos terminológicos que a língua portuguesa comportaria para certos conceitos originais ou da tradução na língua inglesa.

Que este livro possa ser útil para o caminho de superação de todo o sofrimento de todos os seres.

Faça download em PDF

———–

Drop by Drop

Drop by Drop – Practicing the Dhamma in daily life

Autor: Bhante Buddharakkhita

Faça download em PDF

———-

Captura de Tela 2018-02-22 às 23.16.27

Plantando Sementes do Dhamma na África

Autor: Bhante Buddharakkhita

Faça download em PDF

————–

Captura de Tela 2018-02-22 às 23.13.17

Sowing Seeds of Peace – Mindfulness Meditation for Finding Peace Within

Autor: Bhante Buddharakkhita

Faça download em PDF

*

*

*

—————–

Os Sete Estágios da Purificação e os Conhecimentos do Insight

Um Guia aos Estágios Progressivos da Meditação Budista

Autor: Venerável Mahathera Matara Sri Ñanarama

Com a permissão da BPS – Buddhist Pali Society, a Casa de Dharma disponibiliza para download o conciso livro Os Sete Estágios da Purificação e os Conhecimentos do Insight.

Baseado no importante trabalho do Visuddhi Magga – O Caminho da Purificação -, do Ven. Buddhaghosa.

Tradução do Singales para a língua inglesa: Mitirigala Nissarana Vanaya

Tradução para a língua portuguesa: Equipe da Casa de Dharma

Introdução: As Carruagens de Revezamento / I. Purificação da Virtude / II. Purificação da Mente / III. Purificação da Visão / IV. Purificação pela Superação da Dúvida / V. Purificação pelo Conhecimento e Visão do Que é Caminho e Não-Caminho / VI. Purificação pelo Conhecimento e Visão do Caminho / VII. Purificação pelo Conhecimento e Visão Conclusão Apêndices / 1. A Chamada para a Vida Meditativa / 2. Os Dezoito Principais Insights / 3. A Série Cognitiva no Jhana e no Caminho / 4. A Unicidade

Faça download em PDF

———–

Dharma da Floresta

Ensinamentos de mestres da Tradição da Floresta do Budismo Theravada:
Ajahn Chah, Ajahn Liem, Ajahn Sumedho, Ajahn Piak, Ajahn Anan, Ajahn Tan, Ajahn Jayasaro.

Tradução Ajahn Mudito

O livro Darma da Floresta (português) pode ser baixado gratuitamente no site Forest Sangha Books

“Em Abril de 2012 comecei um trabalho de tradução, inicialmente somente de textos de Ajahn Chah e seus discípulos e mais à frente também de outros mestres tailandeses, discípulos diretos ou indiretos de Tahn Ajahn Man Bhuridatto. O resultado pode ser encontrado no site www.dhammadafloresta.blogspot.com.br, onde é possível ouvir a gravação original em áudio de todos os ensinamentos contidos neste livro, assim como ver fotos dos mestres que os proferiram.

Com o tempo o número de palestras traduzidas no site foi aumentando até que,seguindo sugestão de uma pessoa do site www.ouvindoodhamma.com,foi iniciado o trabalho de seleção de um pequeno grupo de textos para publicação em forma de livro. Foram selecionados oito textos de Ajahn Chah e um de cada um de seus discípulos cujos ensinamentos constavam no site. A proposta do projeto era transformar o conteúdo do site, que havia sido traduzido com ênfase em ser o mais fiel possível às palavras dos mestres, num texto mais amigável ao formato escrito e a um público iniciante.”[…]

Mudito Bhikkhu

(Nota do Tradutor)

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 18h30/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 / híbrido

DOMINGOS: 08h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)