Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

Convite reunião virtual 14/12 com Elizabeth Faria – Retiro Casa de Dharma 2020.

Beth Faria

Caros amigos meditadores,

O retiro da Casa de Dharma em 2020 tem novidades!

Convidamos uma expert em meditação de Insight para liderar nosso retiro, Elisabeth Faria.  Ela é brasileira, e mora na Austrália há 30 anos. Em função de sua experiência, ela propõe introduzir a prática de Insight Dialogue conjuntamente com a prática de Vipassana.

O que é um retiro de Insight Dialogue

O Insight Dialogue é uma prática que reúne em um só formato a meditação formal, os ensinamentos do Buda e a comunicação interpessoal como meios de suporte para o Insight. O Insight Dialogue é uma prática de meditação que propõe uma expansão da mente e do coração. O Insight Dialogue não é uma forma de psicoterapia nem uma técnica destinada a melhorar as habilidades de comunicação ou de relacionamento, embora esses benefícios possam até ocorrer. Independentemente de os retiros de Insight Dialogue basearem-se nos ensinamentos do Buda, pessoas de todas as religiões e origem serão bem vindas.

A prática do Insight Dialogue reconhece a importância das relações em nossa vida. Sabemos que após um retiro tradicional, em silêncio, o meditador muitas vezes é arrastado pelas forças do cotidiano, especialmente ao se comunicar, sentindo uma diminuição dos frutos da prática. O Insight Dialogue oferece uma ponte entre a prática tradicional de Insight (Vipassana), feita em silêncio e isolamento, e o dia a dia. Possibilita o cultivo da habilidade relacional, preparando para a vida pós retiro. Habilidade baseada na sabedoria dos ensinamentos Budistas e desenvolvida pela integração da prática tradicional de Insight e o pelo diálogo interpessoal.

Para permitir o aprofundamento da concentração, o nobre silêncio é observado durante os retiros. Há momentos em que a fala é permitida, quando os participantes estão dialogando com atenção plena ou durante períodos designados a perguntas e respostas.

A estrutura do retiro é composta pela meditação formal em silêncio, a meditação andando, o diálogo, a investigação dos Dhammas, a contemplação dos Suttas, o falar e o ouvir. Também haverá entrevistas individuais.

Como muitas práticas silenciosas de meditação, o Insight Dialogue possui um conjunto de instruções para apoiar o cultivo do Insight. Ensinadas em sequência, ajudam a manter as qualidades meditativas durante o diálogo, ao se falar a verdade e ouvir com atenção plena.

Utilizando temas Budistas como a contemplação do corpo, as Virtudes  (Paramis) e as quatro Moradas Divinas (Brahma Viharas). Estes temas não são discutidos abstratamente, mas sim explorados na experiência do momento presente. A combinação do estado meditativo e do diálogo com atenção plena, ajuda a trazer a sabedoria para o aqui e agora.

Durante a prática de Insight Dialogue, são intercalados momentos de diálogo em dupla com intervalos de silêncio, isso apoia o aprofundamento da atenção plena, da tranquilidade e da concentração.

A proposta para 2020 é praticar Vipassana pela manhã, Insight Dialogue a tarde e perguntas e respostas a noite.

Reunião virtual sobre o Retiro 2020 – 14/12

Veja no link abaixo um pequeno vídeo em que a Beth Faria expõe sobre alguns temas, inclusive Insight Dialogue, numa conversa que teve este mês com a equipe de coordenação do retiro

E se você gostaria de saber mais sobre o próximo retiro ou sobre o Insight Dialogue, temos um encontro virtual marcado com a Beth no sábado, dia 14/12, as 17:30hs.  Entre no site da Casa de Dharma para acompanhar mais informações sobre a conexão virtual: mandaremos mais detalhes quando chegarmos mais perto da data.

Nos vemos lá!