Arthur Shaker

LIVROS, ARTIGOS e CDs


Os Senhores da Criação do mundo Xavante Romhõsi’wa

Autores: Arthur Shaker Fauzi Eid, Rupawe, Serezabdi, Sereburã, Serenhimirãmi, Hipru, Paulo Supretaprã

Acesse gratuitamente: e-book  / PDF

Desenhos: Azevedo Prépe

Arte Gráfica: Eduardo Okuno

Os velhos comentam que o povo antigo, primeiro, tinha acabado. Já vem outra geração, que começou a pensar como criar as coisas, começaram a estudar como fazer. Romhõ é o nome do poder. Esses que criaram, são romhõsi’wa, as pessoas que têm muito poder. 

Este livro narra os mitos de criação do mundo Xavante, a construção da arquitetura de seus princípios fundantes. Osromhõsi’wa possuem um saber prévio do quê fazer para criar o mundo, saber rowa’õno que os orientará, e através de sua auto-transformação, cada um fará o que tem de ser feito.

—————-

Buddhismo e Christianismo – Esteios e Caminhos

download em pdf

Muitas pessoas têm manifestado certo desapontamento com relação ao Christianismo, procurando alternativas para seu caminho espiritual nas tradições orientais, como o Buddhismo. Acreditam alguns que o Buddhismo seja uma via mais simples, menos exigente. Supor que o caminho espiritual de uma Tradição seja sem exigências, regras e métodos é bem o tipo do desejo quimérico atual da indulgência da mente para com seus caprichos e apegos, mentalidade que brota do orgulho do ego em seu culto à sua auto-ilusão.

Compreender e praticar com profundidade o caminho exigido por uma Tradição espiritual não é tão simples como pensamos. Escrevi esse livro para entender o mais corretamente possível e amadurecer dentro do meu coração as verdades profundas destas duas grandes Tradições universais, suas práticas e aplicabilidade sempre presente e vivida. E meu coração dentro delas. E compartilhar isto com os seres humanos e todos os seres.

Coleção Visões Rumo ao Dhamma


Artigos / Núcleo Meditação, Ciência e Saúde

A difusão de Mindfulness nas áreas de Saúde

Benefícios e cuidados, na perspectiva da Psicologia Budista

Arthur Shaker – Núcleo Meditação, Ciência e Saúde

download em pdf

Este texto se inspira no Simpósio que proferimos sobre este tema, junto com a equipe do Núcleo Neurociências, Mindfulness e Saúde, no II Congresso Internacional de Mindfulness, realizado em junho 2015, na UNIFESP.

Desde há três décadas, a prática de Mindfulness para o lide de transtornos mentais e físicos tem se difundido amplamente nas áreas de Saúde. Médicos, psiquiatras, psicólogos e vários outros profissionais de Saúde têm se interessado e aplicado essa prática, como complemento aos vários tratamentos fármacos e psicoterapêuticos.

Como, na perspectiva da Psicologia budista, o treinamento de Mindfulness se coloca, como se interrelaciona com as atuais práticas de Mindfulness nos contextos clínicos, e quais alertas podem ser feitos?  Quais seus eventuais limites e riscos de empobrecimento, em relação aos propósitos maiores sustentados pela Psicologia budista?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Núcleo Meditação, Ciência e Saúde – Cap.  13

Arthur Shaker – Núcleo Meditação, Ciência e Saúde

download em pdf

Para morrer bem

Todos nós morreremos. Esta é uma lei que ninguém escapa.

A grande maioria dos seres viventes teme a morte. Evitamos pensar e nos colocar de modo realista e maduro diante deste fato; estamos sempre fugindo para distrações que nos façam sentir seguros, confortáveis e felizes. Toda nossa cultura moderna fabrica mecanismos para nos tirar desse confronto. Mas é um deslocamento apenas superficial. No fundo de nossa mente, sabemos que morreremos, e isto gera tensões, medo, angústia, desespero.

Como Mindfulness, a Meditação da Consciência Atenta, Sati, pode nos habilitar a enfrentar e lidar com nossa morte de modo realista e maduro, com serenidade e sabedoria?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Núcleo Meditação, Ciência e Saúde – Cap.  12

Cérebro, Mente e Neuroimagens: funcionalidade e limites

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

O diálogo entre as Neurociências e o método e prática da Meditação da Consciência Atenta (Sati, Mindfulness) tem se beneficiado pelo avanço das técnicas eletromecânicas de registros das atividades do cérebro.

Pacientes, monges e praticantes têm tido seus cérebros escaneados, plugados, e esses registros interpretados, buscando-se novas percepções sobre certas relações entre áreas cerebrais e funções cognitivas, de como o cérebro funciona, e se transforma, quando sob a atividade meditativa. Isto pode trazer benefícios para o conhecimento científico e para o lide de várias doenças.

Mas qual o grau de confiabilidade nesses registros? Com quais fundamentos e métodos lemos esses registros? Quais os limites e riscos de interpretação que esses registros colocam?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Núcleo Meditação, Ciência e Sa – Cap. 11

 A Consciência e o Eu

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

Durante muitas fases de nossa prática da plena atenção, nos sentimos motivados por esse senso de “eu estou meditando, eu estou conseguindo diminuir o sofrimento, eu estou evoluindo …”.

Então nos deparamos com um dos grandes e inesperados obstáculos, quando somos convidados a contemplar nossa consciência:

Quem sou eu? Sou este sujeito-consciência que contempla os objetos corpo-sensação-percepção-pensamento?

O quê as Neurociências têm a dizer sobre esse senso de individualidade, de “eu-sujeito”? Teria uma base no cérebro?

O que o treinamento da Meditação da Plena Atenção tem a dizer?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – Cap.  10

A Consciência, as formações mentais e o Sistema Nervoso: O processo cognitivo e a formação dos karmas

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

Momento a momento, a consciência surge e desaparece, junto com os fatores mentais que tingem nossa experiência mental.

Quais tipos de fatores mentais acompanham momento a momento a consciência?

Como se dá o processo cognitivo da mente, em cada momento de consciência?

Como praticar?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – Cap. 9

Consciência e funções cerebrais: Diálogo a Ciência da mente, na perspectiva budista e as Neurociências

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

O avanço das técnicas científicas modernas de observação trouxe dados importantes para proposições de “mapas do cérebro”, interrelações entre áreas cerebrais e funções cognitivas.

Cérebro-mente:

Qual o lugar da consciência na condição humana?

A consciência estaria vinculada a uma área de função cerebral específica?

A consciência seria apenas emanações subjetivas dos processos neurais?

Haveria os chamados correlatos neurais da consciência (CNCs)?

Isso traria um conhecimento profundo sobre a natureza da mente-consciência? Sobre o que é a mente?

O que é a mente? O que é uma mente saudável? O que é saúde?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – Cap.  8

Cérebro e Mente

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

Um rico campo da área científica contemporânea tem se aberto a partir das chamadas Neurociências, que englobam várias sub-áreas do estudo do cérebro e comportamento.

A questão científica central é: o órgão físico “cérebro” é sinônimo da “mente. Esta questão se desdobra em várias: como a mente se relaciona com o cérebro? É possível, através de aparelhos de registros, detectar essas relações? E como isto se traduziria em aplicações benéficas aos seres humanos?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – Cap. 7

A Plena Atenção, a Percepção Sensorial e as Sensações

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

Como se dá o processo sensorial através do qual percebemos a realidade? Quais suas bases neurofisiológicas? Como são produzidas as sensações? Como as sensações condicionam nossas reações a elas? E como o treinamento da Plena Atenção pode intervir de modo propício nesses processos?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – 6

A Plena Atenção e o Sistema Endócrino-Imunológico

Arthur Shaker

download em pdf

Como funciona nosso sistema imunológico? Como os processos mentais condicionam a nossa inteligência imunológica? Como a prática da Plena Atenção (Mindfulness -Sati) nos ajuda a fortalecer mental e corporalmente o nosso sistema imunológico, tornando nossa vida mais saudável e propícia ao caminho de libertação espiritual? O que as atuais pesquisas científicas das Neurociências ligadas ao sistema imunológico nos trazem, intercruzando com a prática da meditação de Plena Atenção (Mindfulness) ensinada pelo Buda?

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness)

Neurociências e Saúde – 5

A Plena Atenção e o Sistema Digestivo: processos alimentares

download em pdf

Arthur Shaker

Quantos processos são mobilizados no processo de alimentação? Como treinar a mente e o corpo na plena atenção à alimentação, desde a escolha dos alimentos em suas qualidades nutrientes, sua quantidade, e a plena atenção em cada pequeno trecho do processo digestivo? Como a plena atenção pode diminuir a incidência de distúrbios e doenças digestivas como a prisão de ventre, gastrites e úlceras, pancreatites, cálculos vesiculares, câncer de intestino?


Artigos

A Mente Humana /Ciências Cognitivas e Espiritualidade

 Arthur Shaker

download em pdf

Considero que a finalidade de todas as Ciências cognitivas que dizem respeito ao ser humano é a de oferecer diretrizes para a realização do bem maior: a realização da Felicidade, e a superação do sofrimento.

Por que, a despeito de nosso desejo e esforço pela felicidade, ainda assim a mente experiencia sofrimento? Há contaminantes que criam venenos na mente? Esses contaminantes são apenas produtos do meio social? É possível libertar a mente desses venenos?

Se este for o grande desafio da Educação, como educar a mente neste esforço? Qual o papel da Ética? A razão humana seria suficiente para esta realização? Ou haveria a necessidade de uma prática mais profunda, um treinamento mental meditativo? Qual o lugar da Sabedoria?

Leitura e reflexão constituem a abertura inicial para a Sabedoria.

Este livro toma como base o conhecimento do patrimônio das Tradições espirituais.

O livro se compõe de duas grandes unidades:

– A primeira, “Sophia Perennis, a Sabedoria Atemporal”, constitui-se numa coletânea de textos sobre temas e portas variadas em torno das Cosmologias e suas relações com a condição humana. Os textos constituem uma reflexão sobre as doutrinas espirituais e suas Cosmologias comparadas, dentro das quais podemos pensar em Ciências Cognitivas, para uma compreensão da mente humana.

A segunda unidade, “Antropologia dos Mitos e Ritos”, procura investigar e mostrar que as várias formas das tradições espirituais estabelecem verdades e regras de viver e pensar que tornem a vida terrestre possível, ao mesmo tempo abrindo para a realização espiritual. E na maioria dos casos, as tradições espirituais apresentam suas verdades na forma de mitos, e suas práticas na forma de ritos. Assim, a compreensão das estruturas dos mitos e ritos pode nos ajudar na reflexão sobre o que seriam vias para uma Ciência Cognitiva da mente e realidade humana.

Esta coletânea reflete um pouco do percurso de minha juventude reflexiva. Espero que estes textos possam lhes ser úteis

Que todos os seres sejam sadios, pacíficos e verdadeiramente felizes!

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness) – Neurociências e Saúde:

A Plena Atenção e o sistema esquelético-muscular: o movimento corporal – 4

Arthur Shaker Fauzi Eid

download em pdf

Quais as inter-influências entre o sistema esquelético-muscular, o movimento corporal, e nossos estados mentais? Como a prática da Meditação da Plena Atenção (Mindfulness) pode agir no benefício do corpo (em suas múltiplas funções) e mente?

Neste capítulo 4 Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Neurociências e Saúde , abordaremos:

Esqueleto, ossos e os ritos funerários tradicionais.

A pele: proteção e auto-imagem. Apego e aversão.

A contemplação das partes do corpo.

O esqueleto ósseo: a sustentação do corpo, a reserva de minerais e a formação das células do sangue.

Corpo, movimento e a Meditação da Plena Atenção.

A intenção na ação, o Karma e o sistema nervoso.

A plena atenção no corpo presente e os níveis mais profundos da mente.

Referências

—————-

A Travessia Buddhista da Vida e da Morte

Introdução a uma Antropologia Espiritual

download em pdf

Vivemos um tempo de muitas incertezas. As ideologias criadas pelo mundo moderno já não oferecem mais um rumo nítido para a humanidade.

Para fazermos a travessia por esta existência, precisamos de uma visão correta sobre o mundo e o homem.

Só uma visão clara nos dará as diretrizes práticas para essa travessia da vida e da morte.

Onde encontraremos essa visão correta?
Monges, eu vos ensinarei o dhamma, a parábola da balsa para transpor, não para reter….(Majjhima Nikaya).
A compreensão e a prática ensinada pelo Buddha norteiam o rumo e os significados deste livro, que se divide em três partes:

1a. Parte: A Visão Correta, apresenta uma visão mais ampla sobre o caminho espiritual.
2a. Parte: a Saúde e a Mente: o Método Correto, adentra já no campo da mente e do corpo, saúde e doença: A Constituição do homem; A Vida como doença: Buddha e a busca da cura; A meditação buddhista Vipassanä como prática de cura; A vida como oportunidade de cura e libertação.

3a. Parte: o Caminho da Meditação, apresenta de modo mais aprofundado as orientações budistas sobre a prática central, a meditação: Meditação e Liberação; Contemplação e Ação; A Contemplação da Plena Atenção, caminhos; Meditação e os poderes da mente; Meditação e Conhecimento.

Você encontrará a primeira parte para download neste site.

Para adquirir o livro, contate: arthur.shaker@gmail.com

Coleção Visões Rumo ao Dhamma

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Neurociências e Saúde

 A Plena Atenção e o sistema cardio-respiratório – 3

donwload em pdf

Neste Cap.3, Arthur Shaker aborda: quais as inter-influências entre a respiração, o sistema cardiológico e nossos estados mentais? Como a prática da Meditação da Plena Atenção (Mindfulness) pode agir no benefício do corpo (em suas múltiplas funções) e da mente?

Neste capítulo 3 da série Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Neurociências e Saúde, abordaremos:

1. 1. Fisiologia da respiração

Respiração consciente.

Os ensinamentos do Buddha sobre o treinamento da plena atenção, no Maha Satipathana sutta, os Fundamentos da Plena Atenção

Respiração consciente rítmica

Respiração e sistema circulatório

Preparando-se para meditar

Referências

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Neurociências e Saúde

a Meditação à luz das Ciências modernas e os paradigmas das Medicinas – 2

 download em pdf

Neste cap. 2, Arthur Shaker, apresenta alguns dados trazidos por pesquisas científicas atuais sobre os efeitos da prática da meditação na saúde humana.

Para isso, veremos:

– Como os processos neurais e mentais se inter-determinam?

– O que é o corpo humano? Ou seja, sob qual paradigma se conceitua esse objeto que chamamos de “corpo”? O exame do próprio modo de se construir uma visão científica. As culturas humanas referem-se ao corpo de modos diversos, e em virtude desses mapeamentos diferentes, os diagnósticos sobre as doenças e, por consequência, as terapêuticas preventivas e curativas apresentarão diferenças, e não raro, divergências.

– Os paradigmas da Medicina moderna

– Os paradigmas gerais da Medicina hindu

– Os paradigmas gerais da Medicina tradicional chinesa

– Os paradigmas gerais da Medicina Homeopática

– Os Fundamentos da Meditação da Plena Atenção (Mindfulness) e seu lugar na saúde humana)


A Marcha dos Tempos nos ensinamentos do Buddha

download em pdf

Os ensinamentos do Buddha corroboram a idéia de que o Cosmos, ou a humanidade, segue um processo evolutivo crescente, como propõem as concepções evolucionistas do progresso ascendente?

Na base das ideologias seculares contemporâneas, há uma visão progressista, que alimenta muito das crenças do homem atual, de que caminhamos quase que espontaneamente para o alto, em direção ao paraíso na terra, se as desmesuras da excessiva ganância humana não atrapalharem o “plano natural” do Universo. Um futuro de confortos e domínios. Mas vejamos o que está dito no sutta 26 do Digha Nikaya (1), o Compêndio dos Suttas Longos, um dos cinco Nikayas que compõem o Sutta Pitaka, que junto ao Vinaya Pitaka (Compêndio das regras monásticas) e o Abhidhamma Pitaka (Compêndio das estruturações conceituais), compõem o Tipitaka do Cânone Theravada.

—————-

O Budismo, o Cristianismo e a Reencarnação

download em pdf

A ideia da reencarnação encontra sustentação no Budismo e Cristianismo?

—————-

A’UWÊ ANDA PELO SONHO

a Espiritualidade indígena e os perigos da Modernidade 

download em pdf

Sonhar com o mundo dos espíritos é uma atividade muito importante para o caminho espiritual dos A’uwê (Xavante). Os velhos da comunidade Xavante de Pimentel Barbosa, Mato Grosso, estão preocupados. Os perigos trazidos pelo mundo dos warazu, os homens brancos, parecem não ter descanso. A chegada dos meios de comunicação de massa, como o rádio, gravador, vídeo, televisão e antena parabólica traz uma presença inevitável mas inquietante quanto a seus possíveis efeitos sobre a vida geral da tradição xavante, e mais especificamente sobre a atividade do sonho. 

—————-

OS GRANDES DISCÍPULOS DO BUDDHA

Arthur Shaker (Atula)

download em pdf

Sinopses do livro The Great Disciples of the Buddha, Nyanaponika Thera and Helmut Hecker, edited by Bhikkhu Bodhi. Boston: Wisdom, 2007.

—————-

EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E HUMANIDADE

download em pdf

Como podemos compreender os vínculos entre Educação, espiritualidade e humanidade, abrindo perspectivas sobre a contribuição dos ensinamentos budistas para a atual realidade brasileira?

(Inspirado no texto O desenvolvimento do Buddhismo no Brasil por meio da Educação”, publicado no 1º. Seminário da Faculdade Livre Budista do Templo Zu Lai  Caderno de Artigos, Cotia, SP, 04/10/2003, pags. 59-71).

—————-

Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), Neurociências e Saúde

Abrindo Perspectivas – 1 

download em pdf

Neste Cap. 1, Arthur Shaker traz reflexões sobre as interfaces entre a Meditação da Plena Atenção (Mindfulness), as Neurociências e a Psicologia no campo da Saúde, a partir dos frutos dos cursos, de mesmo nome, iniciados em setembro de 2010, na Casa de Dharma, com duração de um ano, desenvolvido em equipe, e dirigido a profissionais da área de saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc.), bem como a interessados.

—————-

A SABEDORIA DO INTELECTO E O CAMINHO MÍTICO

download em pdf

Neste texto, Arthur Shaker apresenta uma elaboração em torno do tema do Intelecto, a partir dos paradigmas de algumas tradições, como o mundo greco-platônico, o Cristianismo, o Hinduísmo, e o Budismo. Toma como base de pesquisa as contribuições das Ciências da Religião, da Metafísica e da Teologia, bem como do conjunto das ciências humanas, nesse repensar deste tema para a existência humana contemporânea. A partir desses fundamentos, o propósito central é recolocar o lugar do Intelecto em sua relação com a sabedoria e a razão, num contexto atual de hipertrofia do racionalismo, em detrimento da intuição e sabedoria, acarretando a perda da compreensão do caminho da realização espiritual como o caminho mítico por excelência, meta e fundamento de todas as tradições espirituais.

—————-

O LUGAR DO HOMEM NAS DOUTRINAS TRADICIONAIS

download em pdf

Neste texto, Arthur Shaker apresenta algumas proposições centrais das doutrinas tradicionais sobre o estatuto ontológico do homem no Cosmos e na sociedade. Evocam os paradigmas das tradições teístas, como o Judaísmo, o Cristianismo, o Islamismo, o Hinduísmo, as tradições indígenas ameríndias e africanas, e tradições não teístas, como o Taoísmo e o Budismo. A partir destas ontologias cosmológicas, examina as questões teóricas e práticas, e as consequências das perdas dessa compreensão no contexto da modernidade. Traz para a reflexão o significado da importância da recolocação desses paradigmas das doutrinas espirituais da humanidade. Aponta para o compromisso das Ciências da Religião, da Metafísica e da Teologia, bem como do conjunto das ciências humanas, nesse repensar ao nível intelectivo e seus desdobramentos para a existência humana contemporânea.


CDs

Para download

Que eles possam ser úteis, aos caminhos do coração e mente, libertação.  


 

Saiba mais

Horários dos grupos

SEGUNDAS-FEIRAS:

  • 2ª e 4ª segunda-feira do mês – 18h30 /  on-line
  • grupo semanal, presencial – 18h30/21h30

TERÇAS-FEIRAS: 20h (Núcleo Meditação, Ciência e Saúde) / on-line

QUINTAS-FEIRAS: 19h45-21h30 / híbrido

SÁBADOS: 14h45 / híbrido

DOMINGOS: 08h / híbrido 

Mais informações

Como apoiar

A Casa de Dharma pode continuar suas atividades graças a generosidade de seus frequentadores

Banco Itaú
Agência: 0347
Conta Corrente: 37627-9
Casa de Dharma – Sanatana Dharma Saranam
CNPJ: 10.578.143/0001-39 (chave Pix)