Casa de Dharma - Centro de meditação budista Theravada

[ÁUDIO] Palestra – O Buda na Palma da Mão

253513_325406004222425_1000255812_n

Áudio da Palestra realizada por Angelo De Vitta, em 22/09/2012, na Casa de Dharma.

“… enquanto caminhava pela floresta, o Buda pegou um punhado de folhas caídas e perguntou ao monges presentes qual era o maior número: as folhas na sua mão ou as folhas da floresta. Todos responderam que as folhas da floresta eram muitas mais, tanto que era até impossível comparar. O Buda então disse que, similarmente, as coisas que ele realizou e que ele sabia eram uma quantidade imensa, como as folhas da floresta, mas aquelas que eram necessárias saber, aquelas que deveriam ser ensinadas e praticadas, equivaliam ao número de folhas na sua mão.” (Simsapa Sutta – As Folhas de Simsapa – SN LVI. 31).

Inspirado nesse símile, e baseado na leitura de Ajahn Buddhadasa, Karen Armstrong e Georges da Silva, Angelo De Vita sintetiza nessa palestra realizada em 22/09/2012, na Casa de Dharma, a base do que Sidartha Gautama realizou e tentou passar como componentes primordiais na busca pelo fim do sofrimento.

 

  Download
Title:
Palestra - O Buda na Palma da Mão - Angelo De Vita
Download: Palestra - O Buda na Palma da Mão - Angelo De Vita

 

 

 

Angelo De Vita, apenas um feliz ateu que em 2005 encontrou nos ensinamentos originários do Buda o caminho para uma vida ética e simples. Tomou conhecimento das outras linhagens budistas até encontrar no Theravada algo que poderia se aproximar de um chamado “Budismo Clássico”, sem muita ritualística ou devoção, mas muito engajado em leituras e práticas para aperfeiçoar coisas básicas como “fazer o bem, não fazer o mal e purificar a mente”. Representou a Casa de Dharma no VESAK 2011 em Bangkok, Thailândia, onde também esteve em 2009 participando de um retiro no Templo Budista Suan Mokkh, de Ajahn Buddhadasa. É formado como Técnico em Desenho de Construção Civil, trabalha com Certificação Ambiental e, além de cantar numa banda de Rock dos anos 80, é instrutor de meditação para iniciantes e tradutor na Casa de Dharma.